top of page
cortadopop_up_site_19x14_agradecimento_e

Livro "Eu Fotografo / Eu Espectador"

​Lançamento Foto em Pauta - Tiradentes , MG - Março de 2018

​

Coletânea de textos, resultado do projeto EU FOTÓGRAFO/ EU ESPECTADOR ( Edição dos autores, 2017), o livro foi lançado em Tiradentes, MG, no 8º Festival de Fotografia de Tiradentes que ocorreu entre 7 e 11 de março deste ano. O livro traz textos que buscam uma reflexão sobre as mudanças provocadas em tempos de novos comportamentos e funções sociais para a fotografia.

23517589_1884273961889843_46797033392211

Exposição Fotográfica "O que vemos, o que nos olha"- Coletivo Nós da Pós

​Centro Cultural Justiça Federal - Rio de Janeiro - 10 /11/2017 e 15 /02/2018

​

O Projeto "O que vemos, O que nos olha" traz uma apresentação interativa e sensorial de imagens inspiradas nos pensamentos de Roland Barthes, que destacou em sua obra o papel do espectador de fotografias, ressaltando a importância dos diferentes pontos de vista e dos sentimentos emergentes quando diante de uma imagem.

Foram apresentadas fotos selecionadas e projetos lúdicos interativos, que convidavam os espectadores a participarem ativamente através de jogos e depoimentos / comentários sobre as imagens, encadeados de forma a convocar, provocar e estimular os visitantes.

.

Sem Título-1.jpg

Exposição Fotográfica "Releituras Contemporâneas"- 

​Pequena Galeria, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro - 17 de Março de 2017

​

Exposição dos Pós-Graduandos/as do Curso de Fotografia e Imagem IUPERJ – UCAM que traduz os objetivos de reunir e misturar questões reflexivas e conceituais aplicadas, ao se apropriar de obras consagradas de mestres da pintura para criarem novas imagens. A arte do passado é referência fundamental para a criação, transformação e inovação da fotografia, personagem essencial nos aspectos expressivos, construtivos, sociais e comerciais da atual arte contemporânea.

IMG_3296.jpg

Exposição Fotografica Projeto "Eu Fotografo / Eu Espectador"- Coletivo Nós da Pós

Carvalho

 

O Coletivo Nós da Pós participou com o projeto Eu Fotografo | Eu Expectador ao Festival Internacional - Paraty em Foco e no Evento Foto na Cabeça no Rio de Janeiro em 2016.

​

A exposição, que ocorre em espaços públicos, tem como meta itinerário por praças de diferentes bairros e cidades, sempre interagindo com a comunidade local e com um público interessado em fotografia e imagem. O projeto atraiu para a praça da um público diversificado  de todas as idades, amantes e profissionais da fotografia além da população local e crianças que interagiram intensamente com os fotógrafos e com as obras apresentadas.

01112014_Design_na_Praça_8802_edited.jpg

Exposição Fotografica do Coletivo Singular Plural - DESIGN NA PRAÇA

​Design na Praça 2014 – 4a. edição

Praça Cacilda Becker – Urca, Rio de Janeiro

01 de novembro de 2014 

 

O evento Design na Praça é uma ação de comunicação e de promoção do design que acontece anualmente desde 2011 no espaço urbano da Praça Cacilda Becker, na Urca. A meta do evento é trazer o design e a criatividade, em suas diferentes formas, para perto das pessoas, quebrando barreiras culturais e possibilitando acesso de diferentes camadas da sociedade a idéias, expressões visuais, móveis e objetos.

A exposição apresenta a visão de diferentes fotógrafos cariocas sobre as transformações do Rio de Janeiro, suas belezas e desafios como grande cidade. A apresentação das fotos e do fotolivro do projeto contará com a participação ativa dos fotógrafos que vão conversar sobre o tema com os interessados.

130915_ccjf_9298 copy.jpg

Exposição Fotografica do Coletivo Singular Plural - CCJF

Exposição Linhas de Fuga foi originalmente exibida no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), localizado no Rio de Janeiro, Brasil, entre 13/Agosto e 04/Outubro de 2015.

 

A exposição é o resultado da pesquisa e reflexão do Coletivo Singular Plural durante aproximadamente dois anos sobre as muitas facetas de um momento de transformações significativas pelas quais a cidade do Rio de Janeiro vem passando ao completar 450 de sua fundação. Desde os sintomas do caos cotidiano em meio às muitas obras e poluição de todas as espécies à poesia, encantamento e lirismo que fazem parte da vida do cidadão carioca.

© 2013 by Andrea Portella All rights reserved

bottom of page